sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O fim do carpete

Essa semana que passou foi braba. Trabalhei pra caramba e quase não sobrou tempo para dar atenção ao blog. Aliás, não posso nem reclamar, depois de dois meses de chuva, com o número de alunos diminuindo, finalmente as pessoas começaram a voltar a procurar aulas de tênis. Bom para mim, que tinha visto a arrecadação cair demais e bom para o esporte, pois a procura tem sido principalmente de iniciantes.

Mas hoje meu tema não serão os iniciantes. Na última quinta-feira surgiu uma notícia de que a ATP vai, a partir de 2009, proibir os jogos em piso de carpete. A notícia é tão absurda que até agora estou duvidando da veracidade.

O argumento utilizado é que os jogadores que solicitaram, alegando excesso de lesões. A proposta afirma que os pisos de carpete serão trocados por hard courts.

Bem, quanto aos jogadores terem solicitado, já surgiram duas amostras de que não parece ter sido bem assim. Jo-Wilfred Tsonga e Mario Ancic já se levantaram contra. Quanto ao número de lesões, não precisa ser nenhum especialista em medicina desportiva para saber que as quadras duras tem tanto ou mais potencial lesivo do que o carpete.

Então, qual seria o real motivo dessa nova “regra”? Não sei, mas temo pela pasteurização do jogo. O tênis sempre foi um esporte aonde diferentes estilos sempre viveram em harmonia, cada um se destacando em uma superfície distinta.

Bons tempos onde a grama e o carpete eram as casas dos jogadores de saque e voleio, o saibro (vermelho e verde) dos jogadores de fundo e as quadras duras um misto dos dois.

Atualmente a grama está cada dia mais lenta, o saibro vai desaparecendo do calendário e a quadra dura vai crescendo cada vez mais em importância. Nada contra as Hards, mas com isso aos poucos o tênis vai perdendo um pouco da sua beleza.

2 comentários:

Ti disse...

E é declarada a caça as bruxas...
Jogadores saque e voleio estão sendo caçados..... Daqui uns anos vão estar extintos!

Thieletenis disse...

Já estão em extinção. Nenhum jogador atual joga estilo saque voleio tipo Rafter e Henman, tem os q tentam mais como o Stepanek, Karlovic e muito menos o Tsonga.Sobre o fim das quadras de carpete axo muito dificil issu ocorrer, pois o problema não é a quadra e sim o calendário apertado.