quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Quadra de saibro x quadra dura

Hoje vou trazer algo do meu dia a dia para compartilhar com vocês, visto que muita gente me pergunta a respeito. O que é melhor, quadra de saibro ou quadra dura?

A resposta é a mais óbvia possível: Depende. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens.

Vamos começar pelo saibro. A principal vantagem do saibro é ser uma superfície menos danosa para as articulações do corpo humano. Sendo assim, é possível ficar mais tempo dentro de quadra, estando menos sujeito a lesões.

É a quadra favorita dos tenistas brasileiros por um motivo bastante simples. Na maioria dos clubes ditos especializados em tênis, a maioria das quadras são de saibro. Aqui no Rio, por exemplo, apenas a Lob tem mais quadras duras do que de saibro.

Em dia de chuvas fracas o saibro demora mais a molhar, o que permite que o jogo continue até as linhas ficarem escorregadias.

Como ponto negativo é a manutenção diária. Uma quadra de saibro é praticamente um artesanato. É necessário um tratador diariamente para manter o piso em perfeitas condições, o que em muitos dos casos impossibilita a construção dela

Já a quadra dura leva isso como vantagem relativa. Por um lado não existe necessidade de ninguém trabalhando nela. Construiu, já está usando. Porém, uma quadra de saibro dura pelo menos 10 anos somente com manutenção diária, feita por um tratador. Já a dura, depois de 5 anos já precisa ser mexida, pois são comuns as rachaduras.

Em dias de chuva a quadra dura rapidamente está impossibilitada de ser usada, porém, logo após a chuva parar, basta um rodo e em pouco tempo a quadra está preparada para receber os tenistas.

Para reduzir um pouco essa discussão quase eterna, costumo concluir: Se a quadra é para um condomínio, ou uma casa de veraneio, não tenha dúvidas em optar pelo piso duro. Com manutenção quase zero e uso reduzido, o custo benefício será maior. Já se a construção vai ser em um clube, ou local com muito uso e existe a disponibilidade financeira de contratar um profissional para ficar responsável pela quadra, não pense duas vezes e construa uma quadra de saibro.

Nenhum comentário: