quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O saque

Dando seqüência aos nossos posts sobre iniciação ao tênis, vamos hoje começar a falar de um golpe tão complexo quanto importante para o jogo. O saque. Vamos dividir em algumas partes o movimento.

Para começar, o tema de hoje é o “toss”, ou lançamento. Parte importante e fundamental do saque. É impossível um bom saque sem um bom toss. Quando começo a ensinar o saque para os alunos, a primeira pergunta que faço é:

- Qual ou quais articulações eu uso para fazer o toss? A do ombro, do cotovelo, do punho, dos dedos ou mais de uma delas?

A imensa maioria costuma ficar na dúvida e quase todos respondem mais de uma articulação, sendo quase unanimidade a presença dos dedos.

Pois bem, para um bom toss é utilizada apenas a articulação do ombro. O movimento todo é feito apenas com ela. O braço começa estendido para baixo e termina estendido para cima, com a bola sendo lançada na altura dos olhos. A bolinha deve ser segurada apenas com o polegar, indicador e dedo médio e no momento de sua saída deve estar parada, dando para ler a marca enquanto sobe.

Alguns bons exercícios para o toss:
1 – Lance e recupere com a mesma mão, realizando a recuperação com o braço totalmente estendido no alto.
2- Lance e recupere com a outra mão, realizando a recuperação sem mexer as pernas e alcançando a bola no ponto mais alto possível.
3- Lance segurando duas bolas, objetivando utilizar apenas polegar, indicador e dedo médio e se esforce para ler a marca da bola.

Em breve voltamos a tocar no assunto saque, falando de altura de lançamento, do posicionamento do corpo e da ação da raquete.

Bons treinos!

Nosso amigo Sérgio mandou dois vídeos sacando, irei publicá-los aqui quando falarmos da posição dos pés. Quem quiser assistir é só procurar nos comentários.

2 comentários:

thedanishboy disse...

O toss é realmente uma parte essencial do movimento do saque - a Dementieva q o diga (aliás, acho q ela poderia ser a nº 1 do mundo se conseguisse controlar melhor o seu saque - vc acha q o problema no lançamento dela é mais técnico ou psicológico?). É incrível como mtos praticantes do tennis acabam desvalorizando-o um com relação às demais rotinas do serviço. Boa parte dos iniciantes sofre mto p/ conseguir articular o toss c/ o movimento da raquete. Lembro q, de início, eu lançava a bola c/ a raquete já na posição do "coçar as costas", e ainda assim, errava. Devo ter demorado uns 3 meses p/ começar a fazer o movimento mais ou menos completo (e nem me refiro às pernas, q vc comentará em momento oportuno, mas sim à própria coordenação entre os braços).
Abs,

Sérgio.

Vol disse...

Em relação a Dementieva, teríamos que ver ela treinando.
Acho que ela sabe fazer o toss correto, mas não consegue se coordenar para sacar com a bola no lugar certo, o que acaba tornando tudo um ciclo vicioso.

É aconselhável para o iniciante começar mesmo na posição "coçando às costas".