quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Surpresas de final de ano

Hoje vou falar um pouco do circuito ATP, antes de voltar aos tópicos de instrução.

Com a proximidade dos últimos Masters Series da temporada, tradicionalmente aparecem as surpresas do final de ano no tênis mundial. Ano passado o argentino David Nalbandian venceu os Masters Series de Madrid e Paris e por muito pouco não alcançou vaga na Masters Cup.

Mas qual a razão dessas surpresas serem tão freqüentes? Simples. O calendário do tênis é altamente desgastante, começando na primeira semana de janeiro, o que não permite aos jogadores manter o mesmo nível durante toda a temporada.

Rafael Nadal, por exemplo, tradicionalmente joga muito bem do início da temporada de saibro até o final do torneio de Wimbledon. Esse ano o espanhol surpreendeu e manteve um nível alto até o momento, mas é muito difícil que mantenha no final do ano.

Novak Djokovic foi a sensação da temporada de quadras duras em 2007, mas caiu muito nos meses seguintes e foi o verdadeiro “saco de pancadas” no final do ano. Esse ano o nível do seu jogo já dá sinais de queda.

Roger Federer costuma manter-se em nível mais alto durante toda a temporada, mas isso tem um motivo. O suíço escolhe a dedo os torneios que vai participar, sendo o que menos joga entre os tops.

E esse ano? Haverá alguma surpresa? Quem poderia ser? Minha aposta imediata seria o francês Jo-Wilfred Tsonga, que sofreu uma cirurgia no meio do ano e voltou com tudo semana passada, conquistando o torneio de Bangkok. Porém, o francês partiu sem descanso para jogar em Metz, e isso pode comprometer seu desempenho em Madrid daqui a duas semanas. Outra possibilidade é o mesmo David Nalbandian, que voltou a jogar bem no primeiro jogo da semifinal da Copa Davis, mas vem mostrando problemas físicos, principalmente de peso.

Esse parece ser um ano onde as zebras têm menos chances de aparecer, mas eu não apostaria minhas economias nisso.

E vocês, em quem apostam para os Masters Series do final do ano?

3 comentários:

Thieletenis disse...

Lembrando que o Nalbandian está com a suspeita do mesma contusão de Gustavo Kuerten no quadril. O nalbandian sempre será uma incognita, mas axo q federer virá com tudo para retomar esse posto de numero 1e nao aposto em surpresas e sim nele Federer.

thedanishboy disse...

Volnandes, acho q existe uma boa possibilidade de zebra, apesar de o Federer entrar relativamente descansado nesses torneios (já q desistiu de Estocolmo). Dependendo da chave, talvez haja a oportunidade ideal p/ q os jovens e extremamente talentosos Del Potro e Marin Cilic possam fazer excelentes campanhas. É interessante lembrar q o Safin já venceu Madri e é tricampeão de Paris. Quem sabe ele não volte a fazer uma grande apresentação por lá? Eu torceria mto pelo Baghdatis (q considero um dos tenistas dessa nova geração c/ mais carisma e talento), mas infelizmente este ano ele tem sofrido inúmeras contusões. Bom, esses torneios têm algumas das chaves mais duras do circuito, então qualquer erro pode ser fatal. Vamos ver como vai ser ...
Abs,

Sérgio.

victormarcolini disse...

No final da temporada, o preparo físico começa a ser muito mais importante, por isso acho que o título ficará com alguém mais jovem.. Del Potro pode e deve fazer bonito, Murray idem.

De olho no Andreev, o cara joga muito!