sábado, 1 de novembro de 2008

Federer x Nadal ou Nadal x Federer

Um dos temas mais recorrentes do tênis atual é a rivalidade entre o suíço Roger Federer e o espanhol Rafael Nadal. Torcedores de um e de outro se comportam como verdadeiros torcedores de time de futebol, o que por um lado aumenta o interesse pelo esporte e pelo outro transforma em ódio algo que de forma alguma se justifica.

Meu objetivo hoje aqui vai ser traçar o perfil da maior parte dos torcedores de um e de outro tenista. Vamos começar pelo atual número um do mundo, Rafael Nadal.

Nadal, por sua garra e força mental, costuma ter a simpatia da garotada que está começando a jogar tênis. Torna-se então, exemplo de dedicação e empenho, o que é muito positivo.

Já Federer é mais admirado pelos mais velhos e por aqueles que já jogam tênis a mais tempo. Seu principal atributo é a plasticidade do seu jogo.

Dificilmente veremos um professor torcendo por Nadal, exatamente pelo espanhol apresentar um estilo de jogo pouco ortodoxo de bater na bolinha. Por outro lado, é normal que a maioria dos brasileiros tenha admiração pelo espanhol, pelo seu sangue latino e por suas principais conquistas terem sido conquistada no saibro, onde Guga também brilhou.

O único ponto inaceitável é o fato de observarmos na internet um ódio mútuo entre os torcedores. Nas comunidades do Federer não se pode falar bem de Nadal e vice-versa. O suíço e o espanhol se dão bem e trocam elogios públicos, o que mostra que a atitude de ódio é completamente desproporcional.

Independente de quem seja nosso favorito, devemos saber que ambos são excelentes jogadores e terão seu nome gravado na história. Torcer é importante, mas sempre respeitando o adversário. O tênis é um esporte onde se aprende muito tanto na vitória quanto na derrota.

Ah, antes que perguntem, sempre torci para o Federer.

Um comentário:

thedanishboy disse...

Volnandes,

Eu sou desses que em geral não consegue torcer por um ou por outro quando se enfrentam. Costumo torcer p/ aquele q tá perdendo, exatamente p/ q o jogo dure mais um pouco. No caso de Wimbledon, deu certo! hehe. Na verdade, talvez em algumas ocasiões torça mais para o Nadal, possivelmente devido ao seu estilo mais aguerrido qdo comparado ao aristocrático Federer. Mas tendo a torcer "acima do normal" por este qdo ele joga no saibro. Acho q, no final das contas, eu tenho o costume de torcer (como tb faço em outras áreas) pelos "mais oprimidos".
Sinceramente, acho uma grande besteira torcer CONTRA um ou outro. Isso só diminui os feitos daquele p/ quem, em tese, se torce. Nos fóruns tenísticos norte-americanos, a expressão para este tipo de fanáticos é "Fedtards" e "Nadtards". Felizmente, no entanto, está crescendo uma modalidade de torcedores q é apaixonada pelo tennis, por seu aspecto - ainda - democrático (ainda q a ATP, como vc bem apontou no post anterior, pareça estar fazendo de tudo p/ acabar c/ isso), pela possibilidade de existência de estilos tão diferentes, belos e complementares como o de Federer e Nadal. Eles se denominam "Fedal Fans". Eles têm um blog comunitário aqui: http://community.livejournal.com/fedal_fans. Acho q vale a pena dar uma olhada, especialmente aqueles q ainda acham q torcer p/ um (jogador, time, clube, etc) necessariamente significa torcer contra o outro.
Abs,

Sérgio