sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Test Drive [K]Factor Six-one Tour

Já que o pessoal perguntou sobre a raquete do Federer, aí vai o Test-Drive.

Sempre fui fã da série Pro-Staff 6.1. Uso a nCode 6.1 tem 3 anos e pouco.

Caiu na minha mão para testar a "raquete do Federer". A K 6.1 Tour, com suas 340 gramas.

É simplesmente a melhor raquete q já caiu na minha mão. O sweetspot é pequeno. Para mim fantástico, para jogadores não-avançados não tem a menor condição de usar ela.

As 16x19 cordas fazem meu jogo chapado se combinar perfeitamente com o perfil "spin friendly" dela. Ou seja, a raquete dá um controle absurdo e posso jogar chapado ou com spin sem a menor dificuldade.

Na rede, local onde me sinto mais desconfortável, veio a melhor surpresa. Nunca voleei tão bem. Ela dá uma precisão fabulosa.

Em relação ao saque, no início senti q minha bola estava muito baixa. A única explicação q encontrei foi q a raquete era muito pesada e eu tava demorando a chegar lá em cima. Depois de umas 4 horas batendo resolvi esse problema lançando a bola mais alta. Em relação ao American Twist, nada a reclamar. Efeito gerado com muita facilidade.

Então eu devo trocar de raquete e pegar uma dessas, certo?

Errado. Na primeira batida meu cotovelo já tava reclamando. Depois da primeira hora, eram o pulso e o ombro.

Fiquei um dia batendo com ela. Nunca sento meu jogo tão bom. Em compensação, nunca senti tanta dor. No dia seguinte de manhã não conseguia estender o braço.

Resumindo. Raquete fantástica. Mas para o Federer. Para nós, mortais, muito pesada. Tanto q proibi a garotada q treina lá (12-14 anos) de testar ela.

Maior ponto positivo - Voleio

Maior ponto negativo - Peso.

4 comentários:

thedanishboy disse...

Poxa, q legal o review, Volnandes. Me fez pensar seriamente em ao menos arranjar um jeito de fazer o test-drive nela. Como eu escrevi em outro comentário, usei em praticamente toda a minha vida tenística uma Babolat Pure Control Team (tirando talvez os seis, oito primeiros meses, qdo usei aquelas raquetes Prince de titânio c/ cabeça oversize, ideais realmente p/ quem tá começando - pelo menos naquela época, 99, 2000, hj q estou afastado não tenho idéia dos modelos q poderia indicar para os colegas iniciantes - quem sabe vc não pudesse fazer um review sobre uma dessas raquetes indicadas p/ o jogador casual ou para aquele q começa a se interessar por este fantástico esporte). É aquela de cor vinho, bem pesada no cabo, q pesa umas 330 gramas sem encordoar. No início eu sofri c/ ela, pq a bola não andava e eu sentia meu braço cansado dps de uma meia hora de jogo. Mas c/ o tempo percebi q era ideal p/ mim. Embora jogasse há pouco tempo, tinha bolas mto pesadas e um jogo agressivo de base - inconscientemente ou não, imitava os ídolos Kafelnikov, Guga e Agassi. Esse modelo realmente dava mto controle (e eu ainda colocava 55 libras, o máximo recomendado, o q a tornava especialmente rígida); o peso no cabo dava mta segurança. Lembro-me de uma vez q tive q mandar encordoá-la e não tinha nenhuma idêntica p/ utilizar; peguei uma daquelas Wilson HyperHammer (q estavam em moda e, como vc certamente sabe, tinha mto do peso concentrado na cabeça) e, em seguida, passei uns 15 minutos constrangedores, já q tive uma dificuldade soberba em acertar a bola c/ aquela raquete ...
Agora, oito anos depois (e quatro totalmente afastado dos treinos, q eram diários e duravam várias horas), realmente estou pensando em trocar de raquete. Adoro a minha, mas ela está, como se poderia imaginar, toda destruída - faz até um barulho de chocalho às vezes. Vi esse modelo da Wilson sem saber q era o do Federer (tinha certeza q a dele era a nCode, q vc utiliza - e q de fato era da linha das raquetes q ele jogava até um tempo atrás) e me identifiquei mto. O seu depoimento me fez ficar ainda mais interessado, ainda, é claro, q eu seja - a esta altura - quase um domingueiro.
Cara, vc acha q o salto entre essa raquete q eu utilizo e a [K]Factor seria mto grande? Fico pensando q não, pq a diferença de peso me parece pequena, mas ao mesmo tempo a cabeça da Wilson é bem menor (90x98 da Babolat), então fico c/ essa dúvida.
Outra coisa (q, quem sabe, pode ser um sugestão de teste para o futuro): Vc por acaso já experimentou uma daquelas raquetes Fischer novas, q tem a tecnologia Magnetic (tem uma delas q é uma atualização do modelo q o Kafelnikov usava, a Magnetic Pro Number One - me parece q o Baghdatis tava c/ ela)? Eu nem sei se elas estão à venda aqui no Brasil (em 2000, 2001 era bem difícil de encontrá-las, ao menos em São Paulo). Mas me parecem ser modelos interessantes, q satisfazem esse perfil de raquete q comentava: cabeça midsize, peso no cabo, mais pesada, aparentemente feita p/ jogadores q buscam por mais controle. Adoraria ler suas opiniões.
Abs,

Sérgio.

Volnandes Pereira disse...

A Pure Control eu bati pouco com ela, mas o que percebi é que é bem parecida com a que eu utilizo, a 6.1 95. Essa Tour, não conheço nenhuma no mercado que seja semelhante.

Qto a Fischer, o grande problema é conseguir ela para teste. Paricularmente não tenho nenhum aluno que a possua e também não conheço nenhum representante da marca aqui no Rio.

thedanishboy disse...

Volnandes, vc conhece lojas aqui em São Paulo q permitam esses "test-drives" c/ raquetes (especialmente essa q vc utilizou)? Qdo eu treinava na Playtennis isso era possível, mas somente para os alunos. Me parece q tem uma loja no Shopping Eldorado, mas ainda não consegui obter mais informações. Obrigado.
Abs,

Sérgio.

Vol disse...

Não conheço nenhuma loja de SP q faça isso não, mas a grande maioria das grandes lojas têm essa política de vendas.