quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Comunidades no orkut

Hoje vamos deixar de falar do tênis dentro das quadras e vamos falar de vocês, público que acompanha o tênis. Muito da inspiração para fazer esse blog veio das leituras diárias de comunidades do esporte no Orkut.

Atualmente freqüento todos os dias três delas, cada uma com público, ponto de vista e profundidade das discussões diferentes, mas todas elas exercendo importante papel para o desenvolvimento do tênis no país.

A maior delas é a Tênis Brasil, porta de entrada de qualquer brasileiro que procure por tênis no Orkut. Nela encontramos desde quem nunca pegou numa raquete e está começando a se interessar por tênis, a garotada que quer aprender, os mais fanáticos torcedores e um pessoal bastante especializado. Percebe-se nela que o maior interesse é por instrução de como jogar, qual o material adequado e por aí vai.

A segunda comunidade que freqüento é a Fúria Tennis, que já foi Fúria Verde e Amarela. O fundador dela é o Bruno, que conseguiu reunir uma garotada que formou a primeira e acho que única torcida brasileira de tênis. É impressionante como o pessoal consegue acompanhar todo e qualquer tenista brasileiro em qualquer parte do mundo.

Quando quero achar um live score de algum jogo ou informação atualizada de evolução de ranking no meio da semana, nem penso onde procurar. O pessoal da Fúria sempre tem isso pronto para divulgar.

Óbvio que essa torcida exagerada muitas vezes beira a paixão futebolística, o que é ruim, pois gera reações de amor e ódio, mas quando (vejam que não falei se) o blog crescer ainda mais e nós precisarmos de ajuda com busca de resultados de brasileiros, obviamente essa galera é que vai ser convidada a ajudar.

Por último mas não menos importante, a Tennis Masters. A comunidade criada e gerenciada pelo Ruy Viotti Filho (sim, filho do grande Ruy Viotti), reúne o que de melhor temos do tênis nacional. Por lá, dificilmente vai ter alguém que não joga (bem) e escreve (bem também).

Não é uma comunidade de muitos tópicos (geralmente um por semana), mas de opiniões bastante interessantes. Obviamente, para manter esse nível o Ruy tem que moderá-la. É um grupo de pessoas que eu realmente gostaria de ter aqui no blog escrevendo para vocês.

Já as comunidades de jogadores não me enchem os olhos. Digo isso pois geralmente os membros são muito mais fanáticos do que a média, o que distorce um pouco a discussão.

E vocês, qual(is) comunidades de tênis freqüentam?

4 comentários:

Rui Viotti Filho disse...

Muito obrigado, Volnandes, pelas considerações elogiosas à Tennis Masters. Tenha a certeza de que você é um dos que mais a abrilhantam, através de participações sempre oportunas e com muito conhecimento de causa. Como foi ressaltado no seu artigo, para manter um nível de qualidade em qualquer fórum da NET, sem exageros ou abusos, só mesmo exercendo a moderação. É algo que venho fazendo e reconheço que nem sempre tomei as melhores decisões. Mas, enfim, ninguém é perfeito. A busca pela excelência precisa ser constante e não tem fim. Com sua participação, juntamente com a dos outros membros, espero que a Tennis Masters fique cada vez melhor e continue sendo a referência de qualidade em termos de comunidades de tênis no Orkut.
Abs.

Unknown disse...

Cara, muito legais as comunidades mesmo. Na Tenis Brasil eu entro todo dia, mas as outras duas descobri hoje.
Cara, outra coisa, talvez você sabe algum lugar onde tenha jogos de tenis pra baixar? To louco pra assistir a final de Wimbledon desse ano, mas não sei onde encontrar. Se puder ajudar, muito obrigado.

Volnandes Pereira disse...

O melhor lugar para baixar jogos é:

http://t3nnis.tv/

Unknown disse...

Eu participo da Tennis Friends... muito boa comunidade também...
Mas sinto falta dos seus comentários na Tenis Brasil Volnandes... Um Abraço