quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Uma nova realidade

Chegamos ao fim de 2008 com uma nova realidade no ranking mundial. Desde a Masters Cup de 2003, quando Roger Federer bateu Andre Agassi na final e, mesmo não tomando a liderança do ranking, tornou-se o grande jogador do circuito, não tínhamos tantos jogadores disputando palmo a palmo os principais torneios.

Até Wimbledon-2007, apenas Federer e Rafael Nadal eram os jogadores a serem batidos. As finais de Grand Slam eram dominadas pelos dois desde o Australian Open de 2005, até o final de 2007.

No final de 2007 entrou em cena o sérvio Novak Djokovic, que surgiu nos Master Series do início do ano, incomodou no meio da temporada e em 2008 venceu um Grand Slam. Nole chegou a ameaçar tomar a segunda posição no ranking no meio da temporada de saibro, mas não conseguiu.

Na segunda metade do ano surgiram Andy Murray, que chegou a final do US Open e Juan Martin Del Potro, que ganhou 4 ATP’s seguidos. Murray já é uma realidade em termos de ranking (é o atual número 4) e o argentino desponta como candidato à quinta colocação.

Isso posto à mesa podemos imaginar que 2009 vai ser um ano onde as surpresas serão mais freqüentes, os títulos serão mais divididos e a emoção vai ser maior.

Ou seja, o tênis promete para o ano que vem.

3 comentários:

Thieletenis disse...

Concordo plenamente com o seu post, acho que esses mesmos serão os nomes do circuito ano que vem, mas só boto um porém nisso, esse equílibrio para mim depende de um único jogador e o nome dele é Roger Federer, pois ainda acho ele muito superior aos outros, se o Federer ano que vem voltar com a confiança dele e até mesmo a motivação dele que eu acho seja o mais essencial, o equílibrio ficará entre esses quatro brigando com pela segunda colocação, pois é questão de tempo Federer voltar ao Top One, mas para tirar Nadal da segunda posição vão ter que suar muito no saibro pois nesse piso ele é imbatível sempre garantindo muitos pontos, e o oustros tem também temos que saber se eles tem a regularidade para uma temporada inteira visto que Djokovic náo provou ter.

Vlwwwwwww

BRuno disse...

Ola volnandes!

sinceramente, eu ainda acho pouco viu sonho num circuito com no minimo uns 40 competitivos....

li no blog do fino que antigamente nº10 ganhar do nº1 era algo natural, ninguem dava bola. Hj sexto do mundo é zebra na final.

Ti disse...

Tomara que no ano que vem, os tenistas nas finais dos torneios se alternem mais, fica muito chato ver sempre federer x nadal. É um ótimo jogo, excelente... Mas.... Um dos dois sempre vence, acho que isso não é bom para o circuito!