sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Tá esquentando

Depois de um início sem grandes emoções, o Australian Open parece que pegou no tranco. Assisti dois jogos essa madrugada/dia. Juan Martin Del Potro contra Gilles Muller e Roger Federer contra Marat Safin.

Na primeira partida o argentino Del Potro, grande candidato a surpresa na temporada, sofreu para bater Gilles Muller, de Luxemburgo, jogador com um saque muito bom e que adora se aproximar da rede, por 6/7 (5); 7/5; 6/3; 7/5.

Del Potro mostrou que apesar de gostar de bater forte em todas as bolas pode vencer usando a inteligência, esperando os momentos certos para aproveitar as chances. O momento decisivo do jogo foi o início do segundo set, quando Muller teve oportunidades de estar uma quebra a frente. O argentino chegou a sair de si, mas recuperou-se, fechou todas as portas e deu o passo fundamental para as oitavas de final, onde fará um jogo que no futuro tem tudo para ser um clássico, contra o croata Marin Cilic.

A outra partida que assisti foi entre Roger Federer e Marat Safin. Esperava que o suíço vencesse em quatro sets, tendo problema nos dois primeiros, antes do russo perder a cabeça e entregar a partida. Passei longe nessa previsão.

Federer foi totalmente dominante, principalmente nos dois primeiros sets, quando marcou 6/3 e 6/2, sem ceder sequer um break-point para Safin. No terceiro o suíço diminuiu o ritmo e no tie-break quase permitiu a virada do russo, mas acabou vencendo por 7/5, com uma sensacional passada de esquerda.

Foi importante ver que Federer melhorou muito em dois aspectos que vinham sendo seu calcanhar de aquiles em 2008. O footwork e principalmente a devolução de saque, que está mais profunda.

Nas oitavas Federer enfrenta o tcheco Thomas Berdych e deve vencer, visto que ganhou as últimas sete partidas contra o adversário. Os outros jogos desse lado da chave serão muito interessantes. Andy Roddick x Tommy Robredo, Marcos Baghdatis x Novak Djokovic e Del Potro x Cilic.

3 comentários:

Anônimo disse...

Roger melhorou muito; parece que aos poucos está deixando o estilo preguiçoso no qual estava levando o AOpen. Atropelou o Safin.

Thieletenis disse...

Só sei Volq os nossos favoritos ainda estão aí. vamu ver quem vai ganhar o rodízio rsrsrsrsz

Anônimo disse...

Acho que o Nole e o Fedex já mostraram para o que vieram... Ja Rafa ainda não foi testado... MAs vai ser um campeonato bom!

Acho e torço para o Roddick, sei que é quase impossivel, mas ele ta comendo pelas beiradas e acho que pode complicar.