quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Fim de temporada para Nadal

Rafael Nadal, atual número um do mundo, anunciou que não vai disputar a final da Copa Davis, contra a Argentina, fora de casa. Com isso, o espanhol encerra sua temporada e começa oficialmente a série anual de boatos sobre sua real condição física.

Os principais especialistas em tênis batem na mesma tecla ano após ano. Deste ano Nadal não passa, é o que dizem. A argumentação é bem fundamentada, visto que o espanhol precisa demais do seu físico para jogar. E o circuito mundial é extremamente rigoroso, o que deixa todos os atletas a beira de lesões.

Eu sou um que ao final de todas as temporadas teria perdido um dinheiro caso tivesse apostado no futuro de Nadal. Para mim, ele já não estaria jogando com tanta freqüência. Mas o espanhol é fantástico em relação a isso e conseguiu inclusive se tornar o líder do ranking.

Dessa vez não farei aposta nenhuma, apesar de ter a consciência de que 2009 é o ano em que Nadal e sua equipe terão uma visão realista de quanto tempo a mais de circuito o espanhol tem pela frente.

Desde o US Open, Nadal é o cara a ser batido. Todos os focos estão sobre ele. Todas as chaves começam com o nome dele. De caçador passou a ser a caça. Como lidar com isso é a pergunta que ele tem que responder.

E até agora suas atuações foram apenas dentro da média. Uma boa semifinal em Flushing Meadows, outra semi em Madrid, uma desistência em Paris e forfait na Masters Cup e na Davis.

Se Nadal conseguir ao menos manter o nível que vem apresentando nos últimos anos no saibro, o tênis agradece.

Um comentário:

BRuno disse...

Temos muitos exemplos de tenistas que dependiam do fisico, mas nenhum com os resultados do espanhol (talvez o que chegue mais perto seja o Hewitt, mesmo assim anos luz atras), creio que a vantagem dele em cima dos demais é a genetica. Nadal sempre foi forte, tanto que com 15 anos ja trocava bolas pesadas com tenistas do circuito...
Se fosse pra apostar, apostaria que ele se mantem competitivo por um bom tempo ainda.