sábado, 29 de novembro de 2008

Biótipo

Hoje vamos continuar falando sobre o post de musculação. Outra dúvida que havia surgido era em relação ao biótipo dos tenistas.

Podemos comparar as características físicas do tenista com as do atleta do voleibol, por suas ações serem bastante semelhantes. E quais seriam essas características?

Normalmente os tenistas são atletas magros e altos. Por que isso? Exatamente por aquilo que falamos anteriormente. O jogador de tênis não tem necessidade de ser forte, e sim veloz. Braços longos ajudam bastante para gerar aceleração, enquanto muita massa muscular atrapalha a movimentação.

Obviamente o passar do tempo e as novas teorias de treinamento vêm criando atletas cada vez mais forte, mas isso é uma característica de todos os esportes, desde o futebol (vejam como Ronaldinho Gaúcho mudou o corpo da época do Grêmio para hoje em dia), passando pelo basquete (esporte de contato, onde massa muscular é bastante importante) até o vôlei e o tênis.

No vôlei, por exemplo, hoje em dia já temos atletas mais musculosos, principalmente os de meio de rede. O mesmo ocorre no tênis, onde algumas exceções apresentam musculatura protuberante, como é o caso de Rafael Nadal. Isso no entanto não é regra e está longe de ser o mais indicado para o esporte.

2 comentários:

Ti disse...

Volnandes, e quem a natureza não ajudou e é baixo? 1.72 por exemplo...
Eu não subo a rede, a n ser para dar um smash ou pegar uma bola curta... Fico no fundo de quadra e tento ser o mais agressivo possível... tens alguma dica pra quem eh baixo?!

BRuno disse...

o biotipo em todos os esportes vem mudando.
O tenis segue a mesma linha, temos o Nadal como exemplo de força mas no papel ele é só mais um. Tsonga e Roddick por exemplo sao tão fortes quanto o espanhol (até mais pesados). Mas mesmo assim, o biotipo é apenas mais um elemento, não se pode fabricar um campeão.