segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Voleio

Ainda não vai ser hoje que falarei sobre o "fim do saque e voleio", como já me pediram para falar aqui. Acho esse tema interessante, mas atualmente está meio lugar comum falar sobre isso. Vou tocar em outro aspecto que acho interessante sobre esse assunto. Vocês já perceberam com as crianças adoram volear e smashar?

As minhas aulas mais movimentadas envolvendo crianças são aquelas que fazemos competições de voleios e smashes. Ainda não encontrei um motivo certo para isso, mas imagino que seja a emoção de bater uma bola "difícil e forte".

Sendo assim, utilizo bastante os voleios nas minhas aulas. E aí surge uma nova questão. Será que não podemos criar bons voleadores para o futuro? Não sei a resposta para a pergunta, mas estou tentando fazer isso, incentivando a garotada a matar os pontos na rede.

Os desafios que encontro são os seguintes: Convencê-los a não fazer swing volley, volear de backhand com apenas uma das mãos e virar de lado para o smash.

E vocês, já perceberam como a molecada se amarra em bater na bola sem deixar ela quicar?

3 comentários:

Túlio disse...

Volnandes, igualmente importante é ensinar um approach pra garotada. Leigos ainda acham que um approach é um winner do fundo que falhou parcialmente. Importante dar noções de física pra elas, ensinar o porquê de dar preferência por subir na paralela, etc.

Mas dá gosto ouvir de ti, um professor de tênis, de que as crianças gostam de bater na bola sem deixar ela quicar. Gostaria que as crianças de Nova York, de Moscou, de Melbourne, de São Paulo pensassem a mesma coisa. A ATP, por exemplo, não pensa assim...

Vol disse...

Tenha certeza q as crianças de todos os lugares do mundo gostam.

O problema é q muitos que ensinam não percebem isso. Eu mesmo percebi meio que sem querer em um dia totalmente sem inspiração, onde minha aula era jogar a bola para cima.

Em um dia péssimo, de aulas medíocres, percebi que havia alcançado um nível de satisfação inédito.

Daí em diante passei a dar mais valor a isso e verifiquei que não era um caso isolado daquela aula e sim uma tendência natural.

Ti disse...

Legal isso... Domingo tentei um Smash a lá Pete Sampras... A execussão foi linda, mas eu bati mt angulado e errei a quadra... Mas foi legal pular e bater na bola... Pena q eu n consigo voar como o sampras! hauaUaUHUAH
E sobre o smash... Tenho que me concentrar mt pra acertar... e volear? Soh em duplas ou quando estou em uma situação anormal... Jogo mais no fundo de quadra... as vezes bato do T, as vezes!