sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Resistência e Potência

Como o post sobre musculação e tênis gerou bastante discussão tanto por aqui quanto no orkut, resolvi me aprofundar um pouco mais no tema. Vamos falar de uma forma simples sobre o que seria um treino para resistência e outro para resistência.

Quando falamos de resistência dentro de uma sala de musculação, normalmente estamos falando de séries com cerca de 15 repetições. Quando nosso amigo Sérgio fala sobre fazer 50 repetições com o elástico fisioterápico, ele está fazendo um trabalho errado.

Se a musculatura dele agüenta essas 50 repetições, quer dizer que a carga está baixa e o treino não está alcançando o objetivo. Pior ainda, pode causar lesões. A melhor solução para o caso dele seria aumentar a carga e fazer 3 séries de 15 repetições, em dias alternados.

Já o treino de potência é até semelhante ao de hipertrofia em termos de volume. Normalmente três séries de 8 ou 10 repetições, com a diferença de ser realizado em velocidade um pouco superior. Vejam bem, um pouco superior, não velocidade máxima.

E em relação a quais exercícios fazer? Obviamente cada caso é um caso, mas existem grupamentos básicos a serem trabalhados.

Para troncos e membros superiores, peitorais, dorsais, tríceps e bíceps braquiais, como em todas as séries de musculação. Além disso é importante trabalharmos o complexo do manguito rotador e o antebraço.

Já nos membros inferiores, quadríceps femoral, posteriores de coxa, adutores e abdutores de coxa e tríceps sural.

Lembrando sempre que tão ou mais importante do que o trabalho nos membros superiores, deve ser o nos inferiores.

Um bom planejamento de treino seria planificar durante o ano dividindo de forma que na fase de adaptação trabalhe-se resistência para no mesociclo seguinte trabalhar potência e assim sucessivamente.

Não se esqueçam que um bom treino sempre é acompanhado por um profissional de educação física que tenha conhecimento de tênis.

Bons treinos!

Um comentário:

thedanishboy disse...

Volnandes, obrigado pelo post. Nesse final de semestre tá um pouco mais difícil de escrever diariamente, mas logo eu retorno c/ os comentários longos ... rs.
Eu queria entender algumas coisas. O elástico q eu passei a utilizar e q vc comentou é voltado mais p/ a resistência do q p/ a potência? Ou isso depende do uso q fizermos dele?

Sobre as repetições, a questão é q eu só começo a sentir o esforço do exercício (independentemente de qual estiver fazendo) após a 40ª, 45ª repetição. Eu utilizo um aparelho q lembra remotamente este (http://www.youtube.com/watch?v=23s4w6OfhuQ), mas ele possui a "pegada" dos dois lados. Eu só o utilizo p/ exercícios p/ os braços, principalmente p/ a região do manguito rotador. Faço cinco rotinas diferentes para ambos os braços (seguro uma extremidade com o pé e levanto a outra com o braço, estendendo-o ao máximo; faço a mesma rotina, mas dessa vez pegando o elástico por trás e projetando o braço p/ frente, numa simulação do movimento de saque; prendo-o na porta e faço um exercício similar ao do vídeo, depois na direção contrária - desta vez estendendo todo o braço - e finalmente projeto o braço estendido para baixo e para trás). São 50 repetições p/ cada rotina e p/ cada braço; dá uns 15-17 minutos. Faço pelas manhãs, antes de jogar (principalmente se for sacar, já q as dores se davam especificamente aí).
Eu queria entender q outro procedimento poderia tomar p/ realizar esse fortalecimento; pelo q vc disse, séries de 15 repetições seriam suficientes, mas não sei, não sinto q sou exigido nesse intervalo. Será q o elástico não está esticado o suficiente?
Abs,

Sérgio.

ps: gostaria de sugerir um tópico sobre agilidade e movimentação "latitudinal", p/ frente e p/ trás (tenho uma dificuldade incomum em voltar p/ smashear e p/ avançar p/ pegar uma deixada).