terça-feira, 25 de novembro de 2008

Musculação e tênis

Bem no início do blog, nosso amigo Sérgio levantou uma questão interessante a ser discutida. Hoje, quase dois meses depois, finalmente vou entrar no assunto. Musculação ajuda ou atrapalha o tenista?

Antes de dar uma resposta simples, vamos analisar alguns dados.

O mais importante é termos a noção de que a bola de tênis não é golpeada com força e sim com velocidade. Portanto, de nada nos adianta fazer força para bater. Aliás, fazer força só atrapalha, quanto mais relaxado estivermos melhor.

Sendo assim, devemos primar por aquilo que faz gerar velocidade. A aceleração e a amplitude de movimento. A noção de que nosso corpo é uma série de alavancas é muito importante.

Voltando ao caso da musculação, temos que saber qual tipo de objetivo devemos alcançar. Podemos dividi-los em: Força máxima, hipertrofia, potência e resistência.

Desses, descartamos a força máxima, que praticamente não é treinada em nenhuma academia (seriam séries máximas de 2 repetições). A hipertrofia sim pode atrapalhar o tenista, desde que seja exagerada, por encurtar a musculatura. Já a resistência pode ser positiva para o tenista.

Mas o mais importante de analisarmos é a potência. Séries com cerca de oito repetições, realizadas com velocidade. Essa valência é fundamental para que possamos gerar aceleração para a execução do golpe.

Resumindo, a musculação por si só não pode ser considerada nem positiva nem negativa. O que deve-se saber é o tipo de trabalho que está sendo realizado.

3 comentários:

thedanishboy disse...

Mto bom esse post, Volnandes, obrigado! Eu sinceramente não entendo nada de musculação e nunca fiz esse treinamento específico - talvez por um leigo receio de ficar "mto grande" (dada a predisposição genética) e q isso fosse me deixar mto lento em quadra (tanto em movimentação como na rotação de braço e tronco). Aliás, o engraçado q sempre reparei é q os professores e rebatedores da academia onde treinava eram todos extremamente magros - a canela deles era, em geral, do tamanho do meu pulso ... rs. De uma certa forma, isso tb fez criar um mito p/ mim de q o tenista é alguém necessariamente forte, mas não musculoso.
Nesses quatro anos q fiquei parado - para além do ganho de peso - , perdi algo como 7 cm de circunferência do antebraço. A musculatura do ombro tb perdeu volume, e eu comecei a perceber q ele já não aguentava mais depois de uns 20 minutos sacando. Foi nesse sentido q a musculação se tornou uma questão mais importante p/ mim. E acho q mtas pessoas tb passaram a se questionar qdo começaram a ver o Nadal jogando, dado o seu biotipo absolutamente ímpar dentro do tennis (q eu me lembre, talvez só o Karim Alami, tenista marroquino, fosse razoavelmente tão musculoso qto o espanhol - mas as minhas referências tenísticas são circunscritas apenas aos últimos 13 anos). Eu comecei recentemente a fazer exercícios c/ um desses aparelhos c/ tubos feitos de látex (ou tripa de mico) q são vendidos em lojas de esporte p/ fortalecer os braços. Faço uns 15 minutos por dia, antes de jogar. Não sei se é megalomania (ou o contrário?), mas faço umas 50 repetições p/ cada movimento. Tem me ajudado enormemente. Estou há duas semanas sem qq dor no ombro, msm qdo faço rotações mais agressivas no saque (devo dar uns 250 saques numa hora, variando entre 160 até 200 km/h, e no final do período e msm depois não sinto qq disposição - espero não estar me iludindo e forçando demais ...). Vc acha q seria necessária algum exercício de fortalecimento muscular específico p/ quem gosta de sacar tanto (tempos atrás vi o Ljubicic fazendo um exercício em q ele ficava lançando uma espécie de disco (ou bola) pesado c/ o técnico, mas não consegui entender se aquilo era uma prática para o fortalecimento muscular do braço ou para o ganho de velocidade do mesmo). Obrigado.
Um abs,

Sérgio.

Ps: Parabéns pelas 5 mil entradas no blog, é uma grande marca em tão pouco tempo!

Volnandes Pereira disse...

Em breve falarei do biotipo. Ia colocar nesse post mas ia ficar longo demais.

Túlio disse...

Excelente tema Volnandes.
É uma pena que não se faça nos locais de treinos para os jovens tenistas uma musculação mais específica ao tênis. Murray tem dito aos quatro ventos que a ioga que praticou no início desse ano lhe trouxe maravilhas, e faz sentido mesmo.

Temos o problema do narcisismo típico dos jovens, e os tenistas não fogem disso. Acabam treinando hipertrofia na academia e isso não é o mais adequado para o esporte, embora se ache por aí que é uma das formas de agarrar mulheres...hehe.