sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Menos importância para os challenger's

Com a temporada 2008 encerrada e enormes mudanças no sistema de pontuação para 2009, podemos dizer que o tênis brasileiro saiu prejudicado.

Resumindo bastante, os Grand Slams e os antigos Masters Series dobraram a pontuação, passando a valer respectivamente 2000 e 1000 pontos. Os principais ATP’s valerão 500 pontos (a grande maioria dobrou de valor, mas alguns valiam 225) e os menores distribuirão 250 pontos para os campeões (antes davam 175).

E onde entram os brasileiros nisso? Até 2008, um título de challenger grande valia mais de 50% de um título de ATP pequeno. Para 2009, um título de ATP pequeno valerá 250 pontos, enquanto um de challenger de 125 mil valerá 100 pontos.

Com isso, furar o top 100 jogando challenger’s será muito mais difícil, com o calendário tendo que ser bastante repensado. Jogar quali de ATP em alguns casos será muito mais interessante do que vencer challenger’s.

O grande problema para os tenistas brasileiros será o custo de tudo isso. De uma coisa não podemos reclamar atualmente. Temos um belo circuito challenger na América Latina, o que permite nossos jogadores de brigar por pontos sem ir para muito longe de casa.

Como conseqüência disso veremos um top 80 muito mais estável durante todo o ano. Dificilmente Marcos Daniel e Thomaz Bellucci terão a chance de voltar a ser top 70 sem ir longe em torneios ATP’s.

4 comentários:

Ti disse...

Acho isso ruim para os Brasileiros, mas é bom para o tênis! Vai fazer os tenistas começarem a se aventurar, fazer eles tentarem vôos maiores... Mas os tenistas sulamericanos realmente foram prejudicados :/

Thieletenis disse...

realmente o ranking vaiseparar o joio do trigo com essa pontuacao.
vc naum verá um ricardo mello sendo 50 do mundo com um jogo ridiculo dakele. So vai estar lah em cima quem realmente é bom.

Guilherme Gouveia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Gouveia disse...

Claro que não é bom para os Brasileiros, porém.. acho que é muito melhor um ATP valer muito mais do que um Challenger.