segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Transferência de peso

Me policiei durante a última semana para tentar perceber quais instruções que eu dou aos meus alunos durante as aulas. Para minha surpresa falo mais sobre transferir o peso para a bola do que eu imaginava.

O que seria transferir o peso para a bola? Sabendo-se que o tênis é um esporte de alavancas, onde uma otimizada utilização delas gera velocidade nos golpes, é fundamental que consigamos utilizar nosso peso no sentido de onde queremos mandar a bolinha.

Não vou entrar totalmente na teoria da física, até porque só me interesso pelo básico para entender a mecânica dos golpes.

Vamos utilizar um forehand de um destro para exemplificar. Quando de lado para a bola, o praticante coloca o pé esquerdo na frente e inicia o movimento. Nesse momento (no início do swing), todo o peso do jogador está apoiado sobre seu pé direito (o de trás).

Quando vai encontrar com a bola, o praticante deve transferir seu peso do pé direito (também fundamental no giro do quadril) para o esquerdo, que está mais a frente, no sentido da quadra adversária.

Testem isso e vejam como com muito menos esforço conseguimos gerar uma aceleração muito maior.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é Volnandes, o grnde segredo tão reramente usado são as famosas transferências de peso; hoje devido ao advento de novos equipamentos que acabam absolvendo o impacto (o que é ótimo) a biomecânica nos esporte fica secundária, o que a longo prazo é um retrocesso na parte educacional; pois, como você vai ensinar um garoto de 12 anos a executar um forehand biomecânicamente perfeito que não vai haver nenhum desgaste articular, se ele vê o Nr 1 do mundo quase que em um esforço auto-flagelador para executar o mesmo golpe?