quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Tênis é lazer

Nada me dá mais prazer dentro de uma quadra do que ver um iniciante evoluir. É impressionante como, mesmo fazendo meia-hora de aula, existem alunos que em dois meses já estão trocando bolas do fundo de quadra, executando os golpes básicos com alguma desenvoltura. E isso acontece com adultos ou crianças. Hoje me aconteceu de ficar observando um aluno desse tipo bater bola.

Por outro lado, nada me incomoda mais do que ver uma criança que não tem a menor vontade de jogar tênis fazendo aula por imposição dos pais. Passei por essa situação hoje também.

Sou o primeiro a falar para o responsável que é mais interessante buscar uma outra atividade que a criança se sinta confortável. Sendo mais direto, algo que ela goste de fazer. Não adianta, por mais competente que sejamos, por mais conhecimento que tenhamos sobre fases de aprendizagem e psicomotricidade, nada se compara ao prazer de aprender, de descobrir coisas novas. Se isso não existe, estaremos de mãos atadas.

Cabe então um pedido aos pais. Se a criança não se interessa pelo tênis, vocês podem até tentar (funciona em boa parte das vezes em um primeiro momento). Se a resposta for negativa, não tente forçar a barra. Tenham certeza que alguma outra atividade física vai ser mais lúdica para ela.

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso aí Volnandes, acho que você serve como exemplo de professor, em um mercado caro e infestado de "profissionais" oportunistas.

Acredito friamente que o maior desenvolvimento do esporte é refinamento físico, mental e intelectual do homem!

abraço!