quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Quem está mais perto de fechar o Slam?

Com o título de Rafael Nadal no Australian Open surgiu a discussão de quem estaria mais perto de vencer os quatro torneios do chamado Grand Slam. Nadal ou Federer? O espanhol lá levantou as taças na Austrália, Wimbledon e Roland Garros, enquanto Federer ainda não conquistou o título na França, mas tem o US Open na sua galeria de troféus.

A grande maioria está dando como Nadal mais próximo da façanha, mas acho que os dois têm chances iguais. Explico:

Roger Federer é o segundo melhor jogador do mundo sobre o saibro. Em Roland Garros, desde 2005 só perde para Rafael Nadal. Ou seja, se o espanhol por um motivo ou outro se ausentar da disputa, o suíço se torna franco favorito.

Já Nadal está em uma fase espetacular. Isso garante ter todas as possibilidades de conquistar o feito. Porém, na quadra dura, não pode ser considerado favorito absoluto em confrontos contra vários jogadores, tais como, Andy Murray, Novak Djokovic, Jo-Wilfred Tsonga e o próprio Federer.

Sendo assim acho que qualquer um dos dois pode ser o primeiro homem no século XXI a vencer os quatro Grand Slams em temporadas diferentes. Na mesma temporada duvido muito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Volnandes...

Disse a alguns dias atrás na comunidade do Rafa e na do Roger que pelo o ritmo que o Rafa está imprimindo nas competições, acho que sinceramente tá mais para o Roger fechar em RG pelo o simples fato que o Rafa não está conseguindo dosar o ritmo para o gasto e acaba se colocando em jogos onde ele tem que se desgastar mais.