quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Estréias complicadas e uma esperança

Como esperado, as estréias dos brasileiros no Brasil Open foram bastante complicadas. No quali uma excelente surpresa foi aprontada por Daniel Silva, que depois de oito horas dentro de quadra nos três jogos conseguiu uma vaga na chave principal. Outro que se garantiu foi Caio Zampieri que surpreendeu João “Feijão” Souza.

Os espanhóis foram os grandes carrascos dos brasileiros na primeira rodada. Marcel Granollers bateu Flávio Saretta (que pelo menos venceu um set), Tommy Robredo não deu nenhuma chance à Thiago Alves e Nicolas Almagro bateu Ricardo Hocevar, que conseguiu endurecer bastante a partida, tornando válida sua estréia em eventos de primeira linha.

Daniel Silva teve enormes chances contra Nicolas Devilder, chegando a abrir 4/1 no primeiro set, mas acabou derrotado por 7/6; 6/2. Caio Zampieri enfrentou ( e conseguiu perder para) o italiano Fabio Fognini que claramente mostrou que o último lugar que gostaria de estar era dentro da quadra.

Thomaz Bellucci enfrentou o cabeça 8, o italiano Potito Starace. O paulista mostrou que realmente á maior (única) esperança brasileira de ter um tênis top atualmente. Foi bastante agressivo (dessa vez errou dentro da normalidade) e não deu chances para o italiano, vencendo por 6/3; 6/4.

Na segunda rodada uma bela vitória. Ganhar jogando bem é fácil. O grande problema é vencer jogando mal. Hoje, contra o polonês Lukasz Kubot, Thomaz perdeu o primeiro set sem acertar um backhand sequer.

O segundo set foi bom para Bellucci, mas o terceiro set começou muito mal, com o polonês abrindo 4/1. Daí em diante, Thomaz colocou o “coração na ponta da chuteira”, vibrou, chamou a torcida e largou 19 aces, vencendo por 6/4 na negra.
Seu próximo adversário, agora pelas quartas de final, é o ex-número 1 do mundo Juan Carlos Ferrero. Se vencer será a vitória mais importante de sua carreira.

Não se pode dizer que Thomaz será um novo Guga (dificilmente algum brasileiro alcançará o mesmo nível), mas jogando no saibro, pode-se esperar excelentes resultados do brasileiro.

Um comentário: