sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Jogos para sempre

Uma das séries mais interessantes sobre esportes que vejo nos dias atuais é o "Jogos para sempre" do Sportv, onde conta-se a história de um jogo que marcou época. Pensando nisso imaginei como seria transportar isso para o tênis. Quais os grandes jogos que marcaram os grandes jogadores?

Começaria com o maior jogo da carreira de Gustavo Kuerten. A semifinal da Masters Cup de 2000, contra Pete Sampras, em Lisboa, na única oportunidade que Guga conseguiu vencer o norte-americano. Os último game da partida é algo épico, para ver e rever.

Ainda com Guga eu lembraria da terceira rodada do US Open de 2001, contra o bielo-russo Max Mirnyi, onde conseguiu virar uma partida que perdia por 2 sets a 0 e foi jogada madrugada adentro e da final de Roland Garros em 2000, quando precisou de 11 match-points para bater o sueco Magnus Norman.

Já de Fernando Meligeni cabe um programa sobre a final dos jogos pan-americanos de 2003, em Santo Domingo, onde após salvar alguns match-points, conseguiu virar uma partida perdida contra o chileno Marcelo Ríos e se aposentar com a medalha de ouro.

E dos tenistas atuais? De Roger Federer poderíamos escolher entre as finais de Wimbledon 2007 e Hamburgo, também em 2007, ambas contra Rafael Nadal ou ainda na Masters Cup de 2003, na fase classificatória contra o norte-americano Andre Agassi ou no ano seguinte contra o russo Marat Safin, quando ganhou um tie-break por 20/18. Safin venceu o suíço em um jogo épico nas semifinais do Australian Open de 2005, por 9/7 no quinto set.

Rafael Nadal certamente teria como sua partida favorita a final de Wimbledon em 2008, onde conseguiu bater o suíço Roger Federer em seu templo. Ainda contra seu maior rival tem a final de Roma em 2006 onde salvou match-point no quinto set.

E para vocês, quais jogos seriam para sempre?

3 comentários:

Fabrizio Tivolli disse...

Putz...se pararmos para pensar vão surgir vários..resolvi pensar em um de cada vez... lembro de um jogo com um histórico e repercussão único, talvez para nós , não tão importante, mas mudou a vida dos 2 tenistas para sempre: A final de Roland garros entre Coria e Gaudio... 2 primeiros sets avassaladores do Coria, sendo que nesse torneio Guga chegou as quartas, após vencer o Federer, perdendo para Nalbandian... foi um grande torneio, porém, voltando ao jogo... foi inacreditável...como o rumo da vida dos 2 tenistas foi mudar em apenas 3 sets...incrível.

Túlio disse...

Eu apontaria Federer x Safin, no AO 2005. Acredito que foi o jogo de maior qualidade técnica que eu já vi. Outros jogos sensacionais foi a avassaladora vitória do Guga sobre o Ferrero, em Roland Garros 2001, e a final do catarinense em Hamburgo 2000, contra o Safin. Duas grandes atuações do mané.

Dynablack disse...

Cara, eu listaria alguns dos que vi e 'mexeram' comigo

Edberg x Becker na final de Wimbledon 90, um jogão sensacional;

Luis Mattar x Becker nas 8as Davis '92, aonde 'quase' deu pro Nico;

Jaime Oncins x Markus Zoecke, na mesma Davis, onde aí vencemos um timaço (poderia citar o confronto contra o Pescosolido nas 4as contra a Italia, mas a desistencia tirou um pouco do brilho);

Andre Agassi x Medvedev na final de Roland Garros 99, onde virou um jogo perdido e vingou os brasileiros matando o ucraniano. E ainda formou o 'slam' com brilhante vitoria.

Fernando Meligeni x Karol Kucera na Davis 99, uma explosão de alegria depois de muita luta, e nossa volta às semi da Davis;

Goran Ivanisevic x Patrick Rafter na final de Wimbledon 2001, sensacional o desfecho no ultimo set com toda a gloria que mereceu o croata;

Nadal x Federer na final de Wimbledon 2007 e 2008 foram sensacionais tbm.

Falando de Guga, gosto particularmente da semi-final da Master Cup de 2000 contra o Sampras,numa mostra da evolucao total de Guga perante os melhores.

Nao posso esquecer tbm da vitória em lérida pela Davis 99, calando a arena espanhola enfiando um 3x0 goela abaixo de Carlos Moya.

E a final de Roland Garros 2000 tbm foi de arrepiar, depois dos 11 match points perdidos, a vitória na garra.

Dá pra ficar o dia inteiro falando jogo que ainda é dificil.

Um abraço cara, belo post.