sábado, 14 de fevereiro de 2009

Parabéns, Thomaz

Depois de uma semana, Thomaz Bellucci entrou de vez no time dos tenistas brasileiros que conseguiram destaque no circuito ATP. Com o vice-campeonato na Costa do Sauípe ele se tornou a grande esperança de dias melhores para o nosso tênis.

A sua evolução é impressionante. Em fevereiro de 2007 ele era o 574 do mundo. Um ano depois estreiava em torneios ATP, recebendo um WC para o Brasil Open, onde foi surrado pelo equatoriano Nicolas Lappentti. Nesse momento aparecia em 181º. Esse ano já é Top 100, já venceu dois jogos de Grand Slam e agora já é vice-campeão de ATP. Para o ano que vem aposto que será cabeça-de-chave desse mesmo torneio.

Thomaz foi muito criticado por sua postura no segundo semestre do ano passado, quando foi tentar a sorte nos torneios de quadra rápida. Os resultados não apareceram, mas estar entre os grandes foi salutar para a sua evolução. De cara me lembrei de uma entrevista de Larri Passos para o "Bastidores", gravado no Masters Series de Miami, em 98. Larri reclamava daqueles que queriam que Guga só jogasse no saibro. Guardada as óbvias proporções, é o mesmo que Thomaz sofreu ano passado.

Essa semana Bellucci desabrochou. De cara bateu o italiano Potito Starace, oitavo cabeça de chave. Nas quartas passou pelo ex-número 1 do mundo, Juan Carlos Ferrero. Na final fez belíssima partida contra Tommy Robredo, perdendo na negra.

Só não vamos achar que semana que vem, em Buenos Aires, ele vá repetir a campanha. O normal inclusive é que perca na primeira rodada. Em Acapulco sim, espero mais uma bela semana.

Um comentário:

Túlio disse...

Excelente resultado para o Bellucci. Ele tem potencial para ser um top 50 perene do circuito, e abocanhar alguns ATP's menores no saibro. Não nos iludamos que ele vai chegar em RG como cabeça de chave, ir às semis ou coisa do tipo. Prudência, nessa hora, é mais garantido. Penso como o Vol, acho que ele tem condições de vencer uma ou duas partidas em Buenos Aires e tentar algo melhor em Acapulco, que é um torneio da série 500 e que daria pontos fundamentais para que ele consiga entrar nas chaves principais do Masters 1000 do saibro.