sábado, 7 de fevereiro de 2009

Especificidade

Dia desses, lá na comunidade Tênis Brasil, surgiu uma discussão sobre especificidade, onde um membro afirmava que nadar estava melhorando o condicionamento físico em suas partidas de tênis.

Vale ressaltar que o tênis, o futebol, o vôlei, o ciclismo e por aí vai, não são influenciados em termos de ganhos aeróbicos por treinamentos de natação. Não existe essa transferência entre os meios.

Assim como de nada vai adiantar aquele treinamento que víamos antigamente, de correr em ladeira, subir em arquibancadas e coisas do gênero.

O primeiro passo para um treinamento eficiente é conseguir diagnosticar que tipo de ação é realizada na atividade. No tênis, por exemplo, são estímulos curtos e de grande potência, visto que temos que pouquíssimo tempo para perceber que uma bola vai curta e corrermos até ela, nos recuperando logo depois.

Por outro lado, temos momentos de descanso entre os pontos. Sendo assim, não é necessário ter o treinamento contínuo de um maratonista, por exemplo, apesar de algumas vezes os jogos durarem 3, 4 horas, mas são com esforço intermitente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estes métodos de treinamento foram muito populares na década de 70, onde com o advento da difusão da informação, cada vez mais as pessoas procuravam esses diferenciais competitivos.

Hoje está mais que comprovado que somente em alguns esportes, pode-se ter um rendimento utilizando métodos não convencionais de treinamento, mesmo assim é importante fazer uma análise do tipo de esforço antes de começar um treino não convencional !