domingo, 15 de fevereiro de 2009

O joelho de Nadal

O número 1 do mundo Rafael Nadal foi derrotado por Andy Murray na final do ATp 500 de Roterdã, levando um pneu na negra. Até aí nada demais, afinal o britânico é um dos poucos que podem bater o espanhol e o placar do terceiro set acontece até nas melhores famílias. O grande problema é a forma como isso aconteceu.

Não é de hoje que Nadal sofre com problemas físicos, nos pés e joelhos. Seu jogo, baseado em sua força, o obriga a estar fisicamente acima da média e o torna mais perto das lesões. No final do ano passado teve que abrir mão de jogar a Masters Cup e a final da Copa Davis por conta de contusões.

Nadal deveria começar a repensar seu calendário. Daqui a pouco começa a temporada de saibro e ele joga por semanas seguidas e defende praticamente a metade de seus pontos. Esse é o momento onde deve focar. O momento agora é de se tratar e não de descansar somente uma semana e voltar em Dubai. O correto seria só voltar a jogar em março, no Masters 1000 de Miami.

Com tudo isso, continuo apostando que Andy Murray é o meu favorito para terminar a temporada como líder do ranking.

Um comentário:

Túlio disse...

A escolha do Nadal em 2006 de não jogar a Gira Sul Americana do saibro e preferir atuar em torneios como Dubai e Marselha, no primeiro semestre, foi bastante criticada. No entanto, o espanhol evoluiu no piso duro graças a essa persistência. Pena que não existe almoço grátis. Essa opção pelos pisos duros foi uma das bases para vencer em lugares antes inimagináveis, como Wimbledon e Aus Open. Entretanto, o peso exercido no corpo cobra seu preço agora.

Além disso, Nadal joga duplas desnecessariamente. Depois de ter jogado Abu Dhabi, Doha e Aus Open, ele já tinha tempo de jogo no piso duro, não precisaria disputar duplas em Rotterdam. Ano passado, ele jogou duplas (e venceu) em Montecarlo, mesmo sabendo que teria uma série desgastante de partidas pela frente. São opções que ele faz, mas que devem ser assumidas. Não adianta depois reclamar da ATP, do calendário, do bispo...