quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Jogadores baixos

Final de ano é aquela época onde procuramos assuntos para poder falar aqui no blog. Poderíamos ou partir para as fofocas ou falar de assuntos relacionados ao tênis. Prefiro a segunda opção. Para isso é fundamental ouvir as opiniões de vocês, para complementar meus posts.

Hoje vou falar sobre um assunto levantado pelo Thiago. Ele pediu dicas para seu jogo, afirmando ser baixo para o tênis.

Como em 90% dos esportes (até o futebol está entrando nessa), cada vez mais um tipo físico está sendo ideal para a prática do tênis. Se no handebol, vôlei e basquete os jogadores de mais de 2 metros de altura estão dominando, no automobilismo e no turfe são os menores de 1,75m. E no tênis.

Falando em termos de circuito profissional (não analisei dados, apenas estou comentando de olhômetro) são os atletas entre 1,85 e 1,95m que tendem a ter mais sucesso. E porquê isso?

Jogadores muito altos apesar de terem maior facilidade em sacar, terão dificuldades em devolver as bolas que para os “normais” estariam na linha da cintura. Para eles essas bolas estão lá no joelho.

Já os mais baixos precisam ter um jogo de pernas excepcional para percorrer o espaço que um grandalhão percorre com poucas passadas. Além disso, o “baixinho” é prejudicado no momento do saque, onde tem que golpear a bola para frente ao invés de para baixo e, como tem a envergadura menor, ao fazer o “swing”, precisa gerar maior aceleração em menor espaço.

Já os jogadores entre 1,85 e 1,95m conseguem reunir algumas das vantagens dos “gigantes” e por outro lado não perdem a agilidade dos “baixinhos”.

E quais seriam as dicas para os mais baixos? Treinar bastante o jogo de pernas, para conseguir se antecipar em todos os momentos, ter mais toque do que os demais, ou seja, ter uma maior variação de jogo, acertar um maior percentual de primeiro saque (sacar a cerca de 70% da potência máxima) e principalmente fazer o adversário jogar sempre uma bola a mais (ser regular, como falamos a alguns posts).

3 comentários:

Ti disse...

É Tiago... Mas valeu pelas dicas... Fazer o jogador sempre jogar uma bola a mais, essa é uma caracteristica importante... Meu parceiro de jogo esses dias comentou pra mim, cara você não desiste, vai em todas... Mas foi justamente essa caracteristica que me fez equilibrar os jogos, e atualmente vencer boa parte dos jogos... Eu nunca desisto, e tento jogar sempre no máximo da minha intensidade... Acho que vou investir no meu preparo fisico msm... Vlw as dicas!!!

Fabiano Jaú disse...

É Vol, o duro é ser regular como eu, estou perdendo todas, logo mantendo minha regularidade rsrsrs.

Mas é questão de treino mesmo, tanto fisico como tecnico, no meu caso mais treino tecnico é necessario.

Mas eu chego lá.

Ti disse...

Cara.. uma caracteristica que venho notado.. e que a musculatura do meu braço direito fica bem maior que a do meu amigo que é alto...
será que é pq eu tenho que fazer mais força que ele que consegue aceleração com a sua invergadura?!