sábado, 20 de setembro de 2008

Thomaz Bellucci

Saiu outro dia o calendário do brasileiro Thomaz Bellucci para o fim da temporada. Dos quatro torneios que ele está inscrito, serão três ATP’s (Bangkok, quali de Metz e Estocolmo) e um challenger forte (Mons). Com isso, Thomaz e sua equipe nos dão a coordenada do que esperar para o ano que vem.
Li e ouvi muitas críticas a esse calendário. Muita gente dizendo que ele deveria aproveitar as etapas da Copa Petrobrás na América do Sul para somar pontos e voltar ao seu antigo ranking (68 do mundo).
Thomaz mostrou ter um projeto para estar entre os 30 melhores do mundo (Não estou dizendo que ele tem jogo para isso, apesar achar que tem). Ao escolher se dedicar aos torneios de quadra rápida, ele mostra conhecimento do circuito, que atualmente é baseado nas hards.
O ranking nesse momento não vai importar muito. Ele deve se manter entre os 100 do mundo, o que lhe dá acesso aos principais torneios da Oceania no início da temporada 2009. Ali sim, Thomas deverá brigar para vencer algumas rodadas e decidir se fará a gira sul-americana pelo saibro ou se irá continuar nas hards.
A escolha a meu ver é acertada. Vejo Thomaz com um bom potencial nas quadras duras também. Basta ajustar seu foco, melhorar o jogo de pernas, principalmente nas devoluções, manter a intensidade principalmente quando vence o primeiro set e ter tranqüilidade para passar a bolinha para o outro lado sem preocupação de querer matar logo o ponto.

3 comentários:

Ramon disse...

Apesar de querer uma boa soma de pontos com os Ch da copa petrobrás, gosto da decisão de jogar nas quadras rápidas, é uma decisão pensando a médio e longo prazo e bem pensada, quem sabe daqui um ou dois anos o Thomaz não começa a aprontar das suas, como já acontece no saibro.

victormarcolini disse...

Ano que vem, após o Australia Open, espero que ele venha para a América jogar no Saibro, tudo bem que ele está aprendendo a jogar no hard, mas é no saibro que ele tem que fazer pontos!

Volnandes Pereira disse...

Pois é Victor, tomara que ele consiga fazer pontos e possa escolher se vai jogar no saibro.