sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Footwork

Ter um contador no blog nos dá uma boa dica do que as pessoas querem ler. Mesmo com uma semana no ar e pouco mais de 250 visitas, já podemos ter noção de que as pessoas querem aprender a jogar tênis. Isso me deixa muito satisfeito, pois é assim que se populariza um esporte.

Hoje então, vou falar talvez da parte mais importante do jogo de tênis. O trabalho de pernas, ou footwork.

Uma pergunta que sempre faço para os meus alunos é a seguinte: Tênis é um esporte de recepção ou de projeção? A maioria fica em dúvida, mas os que respondem normalmente falam: de projeção. Afinal, o que vemos na televisão são duas (ou quatro) pessoas batendo na bolinha.

Esse é o grande erro. Tênis é um esporte de recepção. De nada adianta aprender a técnica correta se não existe a bola para ser impulsionada. De nada adianta fazer um swing perfeito se a bola está fora do nosso alcance. A primeira coisa que devemos ter noção é que se não chegarmos em condição de bater na bola, ela não voltará para o outro lado como num passe de mágica.

Nesse parte entre o jogo de pernas. Em alguns momentos é necessário correr como um louco para devolver a bolinha mas, na maior parte das vezes, o que faz a diferença entre um grande devolvedor e aquele cara que sempre perde para a rede, são os passos curtos, também conhecidos como passes de ajuste.
Aprender e ,principalmente, utilizar o split step (pequeno saltito com terminação na ponta dos pés), se adaptar ao tempo de bola (lendo a velocidade, efeito e profundidade) e deixar a preguiça de lado são fatores primordiais para um bom devolvedor.

E tenha certeza. Noventa por cento dos jogos são vencidos por aquele jogador que sempre faz o adversário bater uma bola a mais. Os jogadores que gostam apenas de atacar só vencem os que gostam de defender quando estão inspiradíssimos.

Sinta-se a vontade para perguntar aqui abaixo nos comentários se você tiver alguma dúvida sobre footwork.

2 comentários:

BRuno disse...

execelente explicação Volnandes!
Faço aula a pouco tempo mas já tenho bastante confiança em todos os fudamentos menos um, o footwork!
Muitos pontos que perco são devido ao meu mau posicionamento de pernas resultando num forehand com braço curto por exemplo.
Isso me irrita bastante pois tenho um bom condicionamento mas sinto na pele a diferença entre CORRER CERTO e CORRER BASTANTE.
Gostaria, se possivel, de algumas dicas de movimentação na quadra dura.

abraços! []'s

Volnandes Pereira disse...

Bruno,

A grande diferença entre a movimentação no saibro e na quadra dura é a ausência do escorregão.
Fora isso, por ser um piso mais rápido, a movimentação é muito mais diagonal do que lateral. Ou seja, você tem que buscar os atalhos da quadra.
Semana que vem faço um post sobre a movimentação lateral.