segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Croácia x Brasil

Ancic x Bellucci – Vi pouco desse jogo, apenas parte do segundo set e o tie-brake do terceiro set.

Pelo placar do jogo e pelo que deu pra observar, Thomaz entrou na partida sem intensidade (um problema que ele tem que resolver, essas viagens mentais estão custando importantes sets) e rapidamente perdeu dois saques e conseqüentemente o primeiro set.

A partir daí o que se viu foi um jogo bastante equilibrado. Nos dois sets seguintes Ancic chegou a ter uma quebra de vantagem mas Bellucci conseguiu devolver a tempo de levar a parcial para o desempate (no terceiro set o croata chegou a sacar para o jogo em 5/3).

No tie-brake do terceiro set o brasileiro cedeu um mini-break após um erro não forçado logo no início. Daí em diante Ancic levou o game com seu saque até a vitória. O que foi marcante, no entanto, foi a enorme dificuldade de Thomaz em ler o saque do croata. Foram três erros de devolução de segundo saque, principalmente sobre seu corpo.



Karlovic x Alves – Essa partida já vi quase em sua totalidade, a partir do tie-brake do primeiro set.

Nesse tie-break do primeiro set, Thiago começou muito bem, conseguindo dois mini-breaks e abrindo 4/1. Como estava bem constante no saque, parecia que o brasileiro levaria a parcial. Porém, logo depois cedeu seus dois saques. Num jogo de erros conseguiu mais um ponto no saque do gigante croata mas perdeu dois serviços e o set.

O segundo set também foi muito equilibrado. Alves diversas vezes 0/30 no saque de Karlovic, mas o croata sempre se safou com bons saques. O brasileiro, por sua vez, não deu sequer uma brecha no serviço. No tie-break no entanto, Karlovic jogou bem e venceu com facilidade.

A terceira parcial seguia o mesmo caminho das anteriores, porém, no 5/6, Thiago Alves se desconcentrou no saque e entregou o segundo ponto para os croatas.



Karlovic/Zovko x Melo/Sá

Na única partida onde os brasileiros eram favoritos, não faltou emoção e sofrimento.

No primeiro set a surpresa foi a excelente atuação de Lovro Zovko, duplista croata mais acostumado a torneio challengers do que ATP's. Ele não teve seu saque ameaçado sequer uma vez, enquanto Karlovic cedeu quatro break-points. Um, no décimo game, foi um set-point que os brasileiros não souberam aproveitar, onde Marcelo Melo errou uma bola fácil de backhand. No tie-break André Sá caiu muito sua qualidade de saque e os croatas aproveitaram para fechar a parcial.

O segundo set foi um massacre brasileiro. Zovko parece ter voltado a realidade e rapidamente os mineiro fecharam em 6/2.

A terceira parcial começou da forma que a segunda terminou, com os brasileiros logo conseguindo uma quebra e chegando a 4/2. Sá, no entanto, teve um péssimo game de saque e os croatas voltaram para o jogo. Os brasileiros conseguiram então voltar para o jogo após sacar em 4/5 e com mais uma quebra venceram em 7/5.

O set seguinte foi muito parecido com o primeiro, mas quem teve as melhores chances foram os croatas. No tie-break, após ter um mini-break contra, os donos da casa conseguiram voltar no jogo e venceram por 7/5.

A quinta parcial poderia marcar o final do confronto. E ela seguiu equilibrada até os croatas sacarem em 3/4. Então, André Sá, que vinha tendo dificuldade em confirmar seus saques, mostrou muita categoria nas devoluções e deixou o Brasil com vantagem de uma quebra. No game seguinte Sá manteve o serviço rapidamente e com 6/3 no quinto set manteve viva a pequena chance brasileira de retornar ao Grupo Mundial.



Karlovic x Bellucci

Sete horas da manhã de domingo não deu para acordar. Portanto, cheguei pra ver o jogo somente no meio do segundo set.

Soube pelos amigos da Fúria (http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=16060659) que no primeiro set Bellucci teve uma quebra atrás e conseguiu devolver o break logo depois. No tie-break, pelo que disseram, o brasileiro errou um voleio fácil no 5/5, o que lhe custou a parcial.

Quando cheguei para ver o segundo set o brasileiro já estava uma quebra atrás, ocorrida no primeiro game, fruto da desconcentração causada pela perda da parcial anterior. Contra um exímio sacador como Ivo Karlovic, isso é fatal. Os jogadores mantiveram seus saques daí em diante e o croata abriu 2x0 no jogo.


A terceira série foi muito equilibrada, sem chances de quebras para nenhum dos lados. No tie-break, quando quase todos esperavam vitória do croata, Bellucci surpreendeu e, mesmo fazendo um golpe de vista muito ruim em um ponto, venceu por 8/6, chegando a salvar um match-point.

O gigante Karlovic parecia exausto no quarto set e os brasileiros começaram a acreditar em uma virada. O croata pediu atendimento quando liderava por 2/1 e isso esfriou Bellucci, que chegou a ter 0/40 no saque. Com muita coragem o brasileiro buscou o game e daí em diante todos os serviços foram convirmados com facilidade. No tie-break Thomaz errou (mais) um voleio fácil no 1/1, o que o deixou um mini-break atrás e foi decisivo para a finalização do jogo e do confronto a favor dos donos da casa.


Karanusic x Alves

Para a quinta partida, que já não valia nada, a Croácia escalou o reserva Roko Karanusic para enfrentar o brasileiro Thiago Alves. Mais uma vez fomos vítimas dos tie-breaks, com o croata ganhando por 7/6; 4/6; 7/6.

Como a partida não teve transmissão pela TV, não sabemos o que ocorreu, mas pelo live scores, sabemos que Thiago chegou a sacar em 5/3 no primeiro set e perdeu um set point no 5/4.

Já no set desempate Thiago liderou por 4/2 e sacou em 6/5, onde teve dois match-points antes de ser derrotado.

Nenhum comentário: