domingo, 21 de setembro de 2008

Iniciação ao tênis

Quando recebo telefonemas de pessoas procurando aulas de tênis, em quase 50% dos casos, sejam iniciantes ou não, a pergunta mais freqüente é: A aula é individual?
É incrível como o ensino do tênis criou essa cultura da aula individual, o que é péssimo para o desporto. O esporte deve ser visto como uma forma de sociabilização e o que menos acontece com uma aula individual é a interação entre diferentes indivíduos.
Eu, particularmente, não trabalho com aulas individuais por uma série de fatores. A começar por esse aí em cima. O aluno intermediário que disser que terá mais atenção do professor sozinho do que se tiver batendo com outro aluno, não faz a menor idéia do quanto isso está sendo prejudicial ao seu aprendizado.
Ou, alguém que joga tênis consegue se concentrar em ver quem está do outro lado da quadra batendo e ainda por cima coloca a bola aonde quer? Impossível. Para bater bem é necessário ter os olhos na bola o tempo inteiro. Se o professor olha a bola não consegue ver o aluno e vice-versa.
Tenho uma turma, às 9 da manhã, de seis jovens senhoras que começaram praticamente ao mesmo tempo no tênis. Todas partiram do zero. Em uma oportunidade aconteceu de somente uma aparecer para a aula. Vocês não têm noção da frustração dela ao estar sozinha em quadra. A motivação para ela era dividida entre o aprender o tênis e o conviver socialmente.
Isso é o esporte.

Nenhum comentário: