sábado, 10 de julho de 2010

Final da Copa do Mundo (off topic)

Não costumo ter muita paciência pra escrever, mas depois de acertar desde as oitavas de final que a decisão seria essa, nada mais justo do que tentar fazer uma reflexão.

As duas equipes, na minha opinião as melhores da Copa, independente de fazerem a final, jogam de forma muito semelhante.

Na primeira linha, quatro jogadores. A Espanha com um lateral direito (Sergio Ramos), que sai mais pro jogo. A Holanda costuma segurar seus dois "laterais", apesar de Van der Wiel ter saído pro jogo contra o Brasil (afinal nosso lado esquerdo era mais fraco).

No meio campo a grande diferença entre as equipes. A Espanha joga com um volante (Busquets) e dois homens que saem para o jogo (Xabi Alonso e Xavi), enquanto a Holanda tem De Jong e Van Bommel na marcação, com Sneijder mais a frente. A verdade é que todos marcam, em ambas as equipes.

Na frente, três homens para cada lado. Na Espanha, Iniesta e Villa jogaram os primeiros jogos pelos lados, normalmente com o primeiro pelo lado direito. Mais a frente, estava Fernando Torres. Na semifinal, Pedro entrou pelos lados e Villa passou a ser o mais centralizado. Porém, os três mudaram bastante de posição.

O time holandês tem Kuyt pela direita, Robben pela esquerda e Van Persie centralizado. Os dois primeiros costumam mudar de posição, mas Van Persie também pode cair pelas laterais.

Mas o "x" da questão é: Por que cargas dágua as equipes jogam assim?

Os times jogam como o Barcelona. Lembram do time do Barça de 05-06? Messi de um lado, Eto'o no centro e Ronaldinho pela esquerda. E assim vem sendo ao longo dos anos, com os catalães ditando a forma de jogar tanto de Espanha quanto de Holanda.

Quer dizer que a Holanda copiou a Espanha? Muito pelo contrário. Esse esquema é o da Holanda de muito tempo. Chegou a Espanha quando a armada holandesa desembarcou na Catalunha, através de Louis Van Gaal.

Ou seja, será o jogo do criador contra a criatura. Resta saber qual é qual...